“Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a Terra.Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder, e estar em pé na presença do filho do Homem”.(Lucas, 21:35 36)
Não precisamos ir até as previsões de João para entendermos os acontecimentos previstos no Apocalipse.
Pelas palavras de alerta ditas por Jesus, podemos ter nítida idéia do que acontecerá na Terra nesta mudança de ciclo.
Também não temos muito a temer, porque Jesus alerta e ao mesmo tempo nos ensina os meios de defesa e de libertação.
“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas essas coisas que tem de suceder”.
E diz mais; “Estai sempre na presença do filho do Homem”.
Isto quer dizer, que não estamos predestinados a passar por todos os acontecimentos catastróficos previstos e anunciados.
Estamos sim, sendo avisados de que podemos nos livrar deles, e que a nossa participação e sofrimentos serão de acordo com à atenção que dermos e a seriedade com que encararmos o alerta.
A vontade e o dinamismo de cada um poderá ter valor fundamental.
No geral estamos a espera da destruição parcial da Terra e dos seus habitantes. Aguardamos, comentamos e não percebemos o que acontece ao nosso redor.
Há quanto tempo as previsões bíblicas vem se concretizando? As guerras, as catástrofes, assim como as tragédias, coletivas ou as individuais, em qualquer época. São acontecimentos que podem transformar o ser humano!
Todos temos as fazes ou os momentos difíceis e até desesperadores em nossa vida. uns de forma muito grave, outros menos graves. Mas sempre visando a nossa renovação espiritual.
Quando Jesus cita, “Aquele dia” quer dizer, o nosso dia de provação, seja através de tragédias coletivas ou individuais, em dia e hora que não estamos esperando.
Vemos, então que tudo o que vem acontecendo a partir da época de Jesus, fazem parte destas previsões e chamamentos.
Para uns é preciso chegar o dia do sofrimento. Enquanto que para outros, simplesmente presenciar os sofrimentos alheios, já servem de grito de alerta.
Jesus disse: “Quem tem ouvidos de ouvir, ouça, quem tem olhos de ver veja.”
Nós entendemos o que?
Quem não tiver, ou seja, quem não der atenção ou importância, precisa de novas e as vezes dolorosas experiências para aprender e se regenerar.
Com a aproximação da passagem da Terra para mundo de regeneração, acelera-se a necessidade do despertar.Consequentemente multiplicam-se e acumulam-se as oportunidades de ajustamentos e de resgates. São os acontecimentos graves e alarmantes.
Mas, aqueles que já estão conscientes e se propondo a regenerarem-se, serão poupados, como já vem acontecendo.
A própria lei se encarrega de afasta-los dos locais de flagelos, ou de qualquer situação que provoque sofrimentos. Pois, os sofrimentos não são castigos, mas correções, e somente a quem precisa.
“Ouvi outra voz do céu dizendo: Retirai-vos dela povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não participardes dos seus flagelos.(Apocalipse, 18:4)
“Só lobos caem em armadilha de lobos”
“a cada um segundo as suas obras”
Tudo isso quer dizer que, a proporção das nossas qualidades morais e a vigilância é que podem nos livrar de qualquer sofrimento em toda e qualquer circunstância.
Assim também são os requisitos que possuímos que nos garantirão a passagem e a permanência no mundo de regeneração.
A reparação dos estragos e destruições, precisará de muita gente, conscientes e pré-dispostas a lutar e reconstruir.