Pensamento do Dia

Diálogo


Estão tão comuns os casos de separação de casais por incompatibilidade de gênios. Será que existe esse motivo? Ou isto é uma justificativa sem fundamento?

Quando somos equilibrados e amamos, não encontramos motivos que possam provocar a separação.

Na maioria dos casos, a separação se dá por falta de comunicação.

Quando nós falamos, além de desabafar - o que ameniza as mágoas e ressentimentos, temos a oportunidade de alcançar maiores entendimentos.

O diálogo é o maior remédio para a solução dos problemas em geral. O diálogo nos leva a compreender a necessidade do outro. O diálogo nos leva a entender e respeitar as fraquezas do outro, assim como nos mostra as nossas próprias fraquezas.

É preciso que os cônjuges se conscientizem de que a união conjugal é algo que exige muita responsabilidade. E que essa união não se dá por acaso e que é um compromisso sério que grande parte da humanidade ainda não sabe entender.

Por isso, se você está se desentendendo com o seu cônjuge, pare um pouco! Reflita e procure salvar o seu casamento.

Não se sinta humilhado ou diminuído por querer lutar pela sua união, trocando argumentos e conhecimentos. Converse, entre em detalhes, reconheça suas falhas e compreenda as falhas do outro. Baseie-se no fato de que ninguém é perfeito e que todos temos o direito de errar.

Pedir perdão ou perdoar, quando são atitudes sinceras, são nobres.

Quando o casal se une pelo "amor conjugal", os corações estão cheios de entusiasmo e também de ilusões. Isso pode diminuir, com o passar do tempo.

Porém na convivência, com as alegrias e os sofrimentos - que são normais, vamos reforçando a construção de uma base paralela. Aquele amor vai se tornando menos ilusório e se transformando em uma amizade sólida, naquele sentimento que podemos chamar de amor espiritual e que precisa ser aproveitado.

Não despreze aquilo que vocês construíram com amor. Perdoe! Compreenda! Entregue a Deus a ingratidão recebida, as falhas que você não suporta. Procure encarar a realidade.

Em breve você compreenderá e vai se convencer de que valeu a pena lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário