Pensamento do Dia

Religião e Evolução

Toda religião, para cumprir seus objetivos, precisa, através da sua prática e ensinamentos, contribuir para a melhoria íntima de seus adeptos. Rótulos, teorias ou rituais não levam à Evolução Espiritual.
Do mesmo modo, toda leitura, aulas e palestras religiosas que só se propõem a passar conhecimentos científicos e históricos podem ter pouca utilidade para o aprimoramento espiritual, porque não despertam a necessidade do desenvolvimento das qualidades morais.
Na vida religiosa, o conhecimento teórico é interessante e importante, porque instrui. Mas, nem sempre dignifica o ser humano, às vezes, o atrapalha porque acentua o orgulho e a vaidade. Isto retarda a Evolução Espiritual.
Assim, é necessário não confundir estudo teórico, que aumenta os conhecimentos, com aprendizado da moral, que desenvolve a humildade e o espírito de caridade. Um instrui e desenvolve o intelecto, o outro aprimora espiritualmente. Um aumenta os conhecimentos e a intelectualidade, o outro traz SABEDORIA. Sem a união dos dois não se faz Evolução Espiritual, consequentemente, não se chega a perfeição, que é a nossa meta.
Evolução Espiritual se faz estudando e analisando a vivência Cristã. É na prática do dia-a-dia que evoluímos. Isto independe do grau de escolaridade e cultura do ser humano. Faz parte do progresso espiritual de cada um o reconhecimento da própria ignorância e das fraquezas, assim como a consciência das próprias responsabilidades, inclusive o interesse instintivo de participação na melhoria do mundo em que vivemos.
Quando nos convencermos e nos propusermos a melhorar o nosso mundo através da própria melhoria íntima, estaremos adquirindo SABEDORIA.
A confirmação do grau de sabedoria de cada um se dá em todos os momentos e situações que vivemos. As nossas atitudes revelam se somos apenas espíritas, ou espíritas espiritualizados.
Sem nos espiritualizarmos, seremos apenas robôs caminhando sem enxergar a nós mesmos, com os olhos fixos no alto, sem tomar conhecimento do solo que pisamos, assim, sujeitos a quedas perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário